terça-feira, 26 de março de 2024

Oficina Teatro do Oprimido 2024






OFICINA DE PROCESSOS CRIATIVOS e MONTAGEM OFICINA DO OPRIMIDO

"A paixão segundo GH"

Desenvolvem-se personagens realistas ou não,dramáticos e épicos.Portanto,atores profissionais ou amadores de qualquer comunidade também.Afinal,já dizia Leon Tolstói “fale de sua aldeia e estará falando do mundo.”

O processo teatral coordenado por RENATO DEL CAMPÃO possibilita exercícios físicos(monólogos corporais),jogos(diálogos corporais) calcados nas técnicas de Teatro Imagem(para atores e não atores),Teatro Invisível(investigação externa com público na rua) e Teatro Fórum(um brainstorming coletivo,com roteirização de temática comum proposta por participantes,construção de personagens com foto).E,por fim,Treinamento e Montagem do texto "A paixão segundo GH" para posterior apresentação na Espaçonave Ocidente em junho.

Clarice Lispector foi a escolha para pontuar o processo com um conflito de opressão. Ao contrário do espetáculo de conclusão passado "Se Os Tubarões Fossem Homens" inspirado em O Sr Puntila E Seu Criado Matti de Bertolt Brecht,onde um patrão narcisista manipula um empregado rústico e que exterioriza o texto A PAIXÃO SEGUNDO G.H de Clarice oferece uma relação interna num embate psicológico e assim na entranha. Clarice Lispector conhecida por sua estranheza em texto cru, possibilita um mergulho a psique humana independente de gênero.

Viu,Quem TV”,apresentado no Teatro Renascença.Atuante desde 1980,tem quase cem títulos em seu currículo onde se destacam suas atuações com o grupo Balaio de Gatos,e peças como “Navalha na Carne”,de Plínio Marcos;”Gaspar Hauser”,DE Jacob Wassermann;”Zoo”,DE Edward Albee;”A Vida Escrachada de Joana Martiní e Baby Stompanato”,de Bráulio Pedroso;”Senhora dos Afogados”e “A Serpente”,de Nelson Rodrigues;”Jogos na Hora da Sesta”,de Roma Mahieu;”Querem Acabar Comigo” e “Caio de Boca e Alma”,de Caio Fernando Abreu;”Viva Água Viva”,de Clarice Lispector;”Quem Tem Medo de Itália Fausta?”,de Miguel Magno e Ricardo Almeida;A Dama do Mar”,de Henrik Ibsen;”Cadarço de Sapato ou Ninguém Está Acima da Redenção”,de Sarah Kane e atualmente “Cabaré Veneno”,uma criação coletiva que comemorou os quinze anos da Cia Teatrofídico,onde está desde o início como um dos fundadores,ao lado de EDUARDOK RAEMER,diretor do grupo e seu parceiro aqui.Por “Cadarço” recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator em 2015(Kraemer o de Melhor Diretor).Além dos títulos citados,vale lembrar duas comédias criadas com Zé Adão Barbosa(Carrie,a Histérica e No Tempo do Onça) a peça infantil “Os Três Porquinhos”,de Hélio Barcellos Jr,onde recebeu o Tibicuera de Melhor Ator em 1998,como o Lobo Mau.Escreveu o livro “A Comédia Negra”,com onze textos seus e no cinema atuou em “O Homem Que Copiava”,de Jorge Furtado e no inédito “Legalidade”,de Zeca Brito.Foi um dos roteiristas de “Memorial de Maria Moura”,para a Rede Globo em 1996,a minissérie mais vendida no Exterior até hoje.

CIA TEATROFÍDICO

Fundada em 2003, a Cia. Teatrofídico realiza suas atividades tendo por objetivo o aprimoramento de sua linguagem cênica e de seus integrantes e a construção de uma consciência coletiva e de transformação social e individual. No início de 2005 o grupo entrou para o Projeto Usina das Artes onde permaneceu em residência artística por 10 anos. Em 2023 o grupo completa 20 anos de atividades ininterruptas. Neste período realizou experimentos, oficinas, aprimoramento físico do elenco e diversas montagens de autores tais como Roma Mahieu, Caio Fernando Abreu, Tennessee Williams, Luis Buñuel, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Sara Kane-com o espetáculo Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da redenção onde recebeu os prêmios de Melhor Direção (Açorianos 2015 e Brasken Em Cena 2016) Ator e Cenografia(Açorianos 2015).

Em setembro de 2021 o grupo aterrizou no Ocidente Bar com o PROJETO ESPAÇONAVE onde trouxe toda quarta feira ao icônico bar do Bom Fim, teatro, música e dança sendo anfitrião de dezenas de artistas e grupos convidados.

Número mínimo de participantes:10

Número máximo:20

Idade mínima:16 anos








Nenhum comentário: