HISTÓRIA

Desenvolvimento de trabalho cênico continuado.
Desenvolvimento de linguagem.
Artes em geral.

Provocações...


Companhia teatral fundada em 2003 pelo ator e dramaturgo Renato Del Campão e o diretor Eduardo Kraemer, o Teatrofídico tem por objetivo o aprimoramento  de sua linguagem cênica e de seus integrantes, construindo uma consciência coletiva para transformação social e individual. 

Estreia em 2004 com a montagem de “Jogos na Hora da Sesta”, pela qual Eduardo recebe o Troféu Açorianos de Melhor Iluminação.



Em seguida, em 2005, o grupo encena “Caio de Boca e Alma" a partir de contos do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e inicia, junto com outros grupos de artes cênicas, o Projeto Usina das Artes, ocupando salas no Centro Cultural do Gasômetro em Porto Alegre/RS. 



Desenvolvendo linguagem e identidade próprias, faz pesquisa teatral, intercâmbio com dança, cinema, performance e realiza oficinas variadas de artes e participando também de projetos de educação, permanece no espaço ao longo de 10 anos. Lá encenam 
Eu Preciso Aprender a Ser Só(Prêmio Açorianos 2005 para Trilha Adaptada) e “Fala Comigo Doce como a Chuva” (2006) .


Foto: Luciana Menna Barreto
                                                                                                                                                                                    


Em 2007, o grupo cria uma adaptação teatral – assinada por Renato - do filme “O Anjo Exterminador” de Luis Buñuel após extenso trabalho de pesquisa sobre o surrealismo. No ano seguinte, cria coletivamente “Tem Piedade Satã Desta Longa Miséria” e a peça de Roberto Athayde Apareceu a Margarida” sob a direção de Kraemer, com Renato interpretando a professora, espetáculo que permanece no repertório.




No ano de 2009, o grupo monta “A Serpente”, de Nelson Rodrigues e em 2010, Renato adapta e dirige para o teatro o livro Água Viva de Clarice Lispector resultando no espetáculo "Viva Água Viva" em 2010. 




Seguem-se "Qu4tro", "Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora", "Quem tem medo de Itália Fausta?" e "Querem Acabar Comigo". 




                                                                           


                                                                                                                                                                             Foto: Estúdio Elefante
2015 chega com a estreia de "Cadarço de Sapato ou Ninguém Está Acima da Redenção" inspirado na obra da inglesa Sarah Kane e inaugura uma nova fase da Companhia Teatrofídico, recebendo os Prêmios Açorianos de Teatro nas categorias de Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Cenografia e indicações nas categorias de produção e espetáculo. Recebe o Prêmio Braskem de Melhor Direção no 23o Porto Alegre em Cena, em 2016.